Quem constrói o ERA?

Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF
A Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF, fundada em 03 de abril de 1971, entidade sem fins lucrativos, surgiu da necessidade de representar e articular nacionalmente os estudantes de Engenharia Florestal. Ao longo de sua história ergueu diversas bandeiras em defesa de uma sociedade justa, igualitária e que utilize os recursos naturais de forma equilibrada. Tem a Universidade como principal área de atuação, entendendo que todos devem ter direito a uma educação pública, gratuita, autônoma e de qualidade.
Através de diversas atividades e eventos, a ABEEF vem trabalhando para que os estudantes de Engenharia Florestal tenham uma formação ética e política, para compreender e atuar sobre a realidade social de nosso país. A Associação tem se aproximado dos movimentos sociais populares ligados ao campo e a floresta. Esta parceria proporciona uma compreensão do papel da universidade na transformação social, principalmente na área de atuação da Engenharia Florestal.
Entidade Nacional de Estudantes de Biologia – ENEBio
Os/as estudantes de Biologia organizam-se desde 1978, quando começaram a realizar as Reuniões Nacionais de Escolas de Biologia. Em Setembro de 1980 realizou-se o I Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia (ENEB), desde então os ENEB’s vêm acontecendo anualmente, em diferentes cidades.
Em 1998, o Movimento Estudantil da Biologia (MEBio) organiza-se na forma de uma entidade, a Entidade Nacional de Estudantes de Biologia (ENEBio), e no ENEB de 2007, em Viçosa – MG, os/as estudantes redigiram uma carta de princípios, e a partir desta, tocamos nossas lutas e fortalecemos nossas bandeiras.
A ENEBio não possui sede fixa e é desvinculada do Estado, de partidos políticos e religiões, sem fins lucrativos e de caráter permanente. Seu maior objetivo é organizar os/as estudantes de Biologia a fim de politizar o MEBio e lutar em prol de uma sociedade mais igualitária e repensando a visão de natureza, levando a uma prática que possibilite ao biólogo uma melhor atuação profissional.
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
A Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB, representante nacional dos estudantes de Agronomia, é a entidade de curso mais antiga presente em nosso país. Já em 1950 os estudantes de Agronomia juntamente com os estudantes de Medicina Veterinária formaram a União dos Estudantes de Agronomia e Veterinária do Brasil – UEAVB, a partir da necessidade de representação e articulação destes estudantes para fazer frente às questões que perpassavam sua formação.
De lá pra cá houve diversas mudanças até quando todas as entidades estudantis e partidárias foram cassadas pelo Ato Institucional Nº 5, durante a ditadura militar. Em 1972, quando da realização do 15º Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia – CONEA, em Santa Maria – RS, o movimento estudantil da Agronomia (ME-Agro) reorganizou-se fundando a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB – desde então é a entidade representativa dos estudantes de Agronomia a nível nacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: